PLÁSTICA OCULAR

A cirurgia plástica ocular trabalha no cuidado e na remodelação das pálpebras e dos tecidos em volta dos olhos, como glândulas, cílios e o sistema de drenagem das lágrimas.

Esse tipo de cirurgia plástica consiste na remodelação das pálpebras e dos tecidos em volta dos olhos, como glândulas, cílios e o sistema de drenagem das lágrimas. Atende a pacientes que apresentam bolsas palpebrais, sinais de ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele). Também pode ser usada para quem tem bolsas de gordura na pálpebra ou para a remoção de xantelasmas, que são aquelas pequenas bolinhas formadas pelo acúmulo de colesterol nas pálpebras. A plástica ocular também pode ser indicada para casos de pterígio (membrana que cresce sobre o olho em direção à pupila).

BOLSAS PALPEBRAIS

A Pele das pálpebras perde a firmeza com o passar dos anos e os músculos ao redor dos olhos enfraquecem. A pálpebra superior pode ficar caída. Abaixo do olho podem se formar bolsas, devido ao acúmulo de gordura e retenção de líquidos, formando uma sombra na pele da pálpebra inferior, o que dá a impressão de olheiras. As pálpebras parecem inchadas, flácidas ou caídas, conferindo a você um visual cansado, aparentando mais idade do que você tem. Para estes casos, é indicada a cirurgia chamada blefaroplastia, um procedimento relativamente simples e bastante seguro.

PTOSE

Em um dos olhos, a pálpebra superior cai sobre o olho, podendo cobri-lo parcial ou totalmente, o que pode impedir a visão quando cobre o eixo visual. Em alguns casos, isso pode acontecer com os dois olhos. A ptose pode ser congênita, quando a criança já nasce com ela. Já a ptose adquirida depois de adulto deve ser diagnosticada porque pode ser consequência de miastenia (doença neuromuscular que causa fraqueza e fadiga dos músculos) ou lesão do músculo que levanta a pálpebra, entre outras causas. A ptose pode também ser consequência natural do envelhecimento. Em alguns casos, pode se tratar de dermatocalaze, quando as pálpebras caem por excesso de pele das mesmas. O tratamento mais indicado é a blefaroplastia, que reduz ou elimina as imperfeições nas pálpebras.

PTERÍGIO

O pterígio é uma membrana que avança sobre a córnea. Além do incômodo estético, há o desconforto físico, com sensação de corpo estranho, coceira, ardência, queimação ou “areia” nos olhos.

O pterígio é uma resposta orgânica do olho a um processo de irritação ocular crônica, que pode ser causada por exposição excessiva ao sol, vento, poeira e produtos químicos. Por si só, ele não causa perda da visão, mas se a membrana avançar sobre a córnea pode distorcer sua curvatura, afetando a acuidade visual. O pterígio também pode crescer até cobrir parcialmente a pupila, prejudicando o fluxo da luz para dentro do olho.

O pterígio inflamado pode ser tratado com colírio ou pomada para alívio dos sintomas. Mas se sua presença causar problemas de deficiência visual ou autoestima, ele pode ser retirado por meio da cirurgia plástica ocular.

Rua Victor Renauld 555, Marajoara - Teófilo Otoni MG

(Atrás do Fórum)